Eleita pela Unesco, a cidade do Rio de Janeiro é a primeira capital mundial da arquitetura.
A cidade maravilhosa foi mais uma vez reconhecida mundialmente, dessa vez pelo seu rico acervo arquitetônico que remete aos primeiros tempos do país. Em 2012, o Rio também foi a primeira cidade do mundo a receber o título da Unesco de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural.
O título de Primeira Capital Mundial da Arquitetura é fruto de um acordo entre a Unesco e a União Internacional dos Arquitetos (UIA) para dar o título às cidades que serão responsáveis pela organização do congresso mundial da entidade. O Rio receberá a próxima edição do evento, entre 19 e 26 de julho de 2020, reunindo aproximadamente 15 mil a 20 mil profissionais.
Para comemorar a data, criamos um roteiro especial englobando locais que ajudam a contar os 450 anos de história da cidade.
Roteiro arquitetura
Em uma caminhada de 15 minutos no Centro do Rio, é possível ver arquitetura barroca, eclética e art déco. Além disso, o patrimônio arquitetônico reúne desde elementos da arquitetura portuguesa a ícones do modernismo. Abaixo uma lista para você escolher por onde vai passear:
- Arcos da Lapa – Construído no século 18 por índios e negros para transportar água das nascentes do rio Carioca.
- Mosteiro de São Bento – Construção do século 17 é um dos mais belos exemplos da arquitetura do período colonial.
- Museu Nacional de Belas Artes – Construído no período em que a cidade passava por várias modernizações urbanas, na virada do século 19 para o 20.
- Theatro Municipal – Construído no início do século 20, impressiona com suas 6 imensas colunas de pedra, 3 portões gigantes e muitos detalhes em ouro.
- Confeitaria Colombo – Inaugurada em 1894, a famosa confeitaria já recebeu a visita da Rainha da Inglaterra, Elizabeth, em 1968.
- Museu do Amanhã – Localizado no Porto Maravilha, é um dos símbolos culturais da região.
- Parque Lage – Aos pés do Morro do Corcovado, o lugar foi tombado pelo IPHAN e possui um palacete em estilo eclético, café e escola de arte.
- Escadaria Seláron – Os 250 degraus que unem os bairros da Glória e Santa Teresa viraram uma obra de arte pelas mãos do artista chileno Jorge Seláron.
- Ilha Fiscal – Na Baía de Guanabara, remete aos últimos dias do império no Brasil. Em 1889 aconteceu um lendário baile que reuniu os principais nomes da sociedade carioca e brasileira, apenas 6 dias antes da proclamação da república.
- Cristo Redentor e Corcovado – A estátua em art déco é um dos monumentos mais famosos do mundo.
- Rua do Ouvidor – Universo das obras de Machado de Assis
- Real Gabinete Português de Leitura – Inaugurado em 1887 pela Princesa Isabel, é considerada uma das 20 bibliotecas mais bonitas do mundo.
- Igreja de São Francisco da Penitência – 1657 – Localizada no Convento de Santo Antônio, no Largo do Carioca.
- Paço Imperial – Localizado na Praça XV, uma das primeiras vias do RJ – 1743.
- Biblioteca Nacional – Inaugurada em 1910, é a maior da América Latina com 9 milhões de volumes e raridades como documentos do século 19 trazidos por Dom João VI e a corte de Portugal.
* Em razão da pandemia, algumas atividades podem estar suspensas. Entre em contato com as atrações para confirmar data e horário de funcionamento.
Desfrute da Cidade Maravilhosa e compartilhe conosco!